Configurações PDV

Na área de trabalho localize o icone do Saurus PDV , clique para abrir e em seguida será apresentada a tela de inicial conforme a imagem abaixo.

 


Clique no logotipo ou Pressione a tecla Enter para abrir a tela de login. Informe o seu usuario e senha para acessar, caso seja o primeiro acesso sera utilizado o seguinte acesso: Login: usuario – Senha: usuario 


Caso seja o primeiro acesso será exibido a mensagem para que seja informado o número do PDV, por fim clique em confirmar. 

                             


 Nesta tela iremos configurar as informações da Empresa, Pressione a Tecla F6 ou clique no botão Empresa para iniciar. 

                              

 Em seguida será aberta a tela com as informações da Empresa, caso necessário poderá realizar a alteração das informações.

Obs. O CNPJ não é editável e neste caso será necessário abrir um chamado com o departamento Financeiro para atualização.

 

Após realizar as devidas alterações clique em configurações, serão mostradas 2 opções:

1 – Sistema (Configurações Da Empresa e da Frente de Caixa)

2 – Integração (Integração com o Mercado Pago) - * Armazena as informações do Mercado Pago

                          

 


CONFIGURANDO O PDV


Ao acessar a tela de configurações o primeiro campo é uma caixa para pesquisa.


 Ao informar a configuração que deseja alterar ela será carregada na tela. Ex. "Setor".



Abaixo uma lista com as configurações disponiveis.

NUMERO DO CAIXA: Indica o número do caixa escolhido no momento da inicialização do PDV.

TIPO DE RECEBIMENTO DE ATUALIZACOES: Modo como o Sistema ira interagir com o servidor, sendo o modo automático (Padrão), Semi-automático e Manual onde o cliente irá receber os novos produtos ou atualizações após ir na tela inicial e clicar em Receber Cadastro.

NOME DA DLL S@T: Aqui deverá ser selecionado em qual pasta (marca) encontra-se a dll do sat que será utilizado no sistema.

IMPRESSÃO DE SETOR: Para realizar a impressão nos setores diretamente de uma venda realizada no PDV.

IMPRESSAO DE TICKET DE CONSUMACAO: Para impressão de Tickets, muito utilizado em bares e casas noturnas. Caso seja habilitado o sistema ira imprimir um ticket para cada Produto da venda. Ex. 5 Cervejas = 5 Tickets.

TIPO DE VISUALIZACAO DA TELA PRINCIPAL: Define a Forma como sera aberto a Frente de Caixa. Temos 5 opções:

  • Normal: Padrão do Sistema.
  • Grade: Visualização em Grade que irá listar os produtos diretamente na tela.
  • Posto: Utilizada Somente para o Postos de Combustíveis.
  • Simples: Não mostrara os ícones de atalho no rodapé da tela do PDV.
  • Comandas: Utilizada geralmente em Restaurantes, Pizzarias e Bares.

SOLICITAR CLIENTE NA ABERTURA DA VENDA: Se habilitado ele irá fazer com que no momento no qual o cliente lançar o primeiro produto ele peca para ser informado o Documento ou Razão Social do cliente.

METODO DE COMUNICACAO TEF: Caso o cliente possua TEF na loja deverá ser selecionado qual o modelo a ser utilizado:

  • Pay&Go – Linx - PayGo DLL - SITEF

SOLICITAR VENDEDOR NA ABERTURA DA VENDA: Ira forcar o Operador do Caixa a sempre informar o Vendedor.

FONTE PARA CATEGORIA E SUBCATEGORIA: Altera a Fonte na tela do caixa. A Fonte padrão é Century Gothic. Pode ser adicionado ao nome da categoria utilizando se o mapa de caracteres do Windows como por exemplo o Fast Food Icons.


Mapa de Caracteres do Windows


Ex: Na categoria foi digitado: & | Bolos e ira sair como na imagem a seguir:

Frente de caixa no modo Grade 

  

DESLIGAR COMPUTADOR AO SAIR DO PDV: Faz com que ao sair do PDV o computador seja automaticamente desligado.

EXIBIR LEMBRETE DAS INFORMACOES DA ULTIMA VENDA EM SEGUNDOS: Após a Finalização do Cupom será exibido as informações na tela do último cupom, podendo ser configurado até 20 segundos.

SOLICITAR CODIGO DE AUTORIZACAO DO CARTAO: Define se será ou não exibido a tela para informar o código de autorização em vendas com cartão de credito ou debito, caso seja ativado ele irá abrir a mensagem ao selecionar a Forma de Pagamento.


   EQUIPAMENTO DE VENDA (PRIMARIO E SECUNDARIO)


Aqui iniciamos as configurações que irão definir o modo de utilização para cada PDV. As configurações a seguir se aplicam ao Equipamento Primário e ao Secundário (Se Houver):

MODELO DE VENDA: Selecione qual o tipo de Equipamento e o Modelo de Venda:

  • Venda Integrada:
  • ECF:
  • SAT CF-e
  • NFC-e. Síncrono:


MODELO DE IMPRESSORA: Selecione o modelo da Impressora dentre os vários homologados, caso não tenha o modelo listado poderá utilizar outro modelo que se adeque a impressora.

PORTA DE COMUNICACAO: Aqui deverá ser inserido o caminho do compartilhamento da impressora ou a Porta:

Ex: \\CAIXA\IMP ou COM1(verifique qual a porta correta).

VELOCIDADE DA PORTA: Geralmente utiliza-se 9600(Serial) ou 115200(Cabo USB).

STOP BITS DA PORTA: Geralmente utiliza-se one

DATA BITS DA PORTA: Geralmente utiliza-se 8

PARIDADE DA PORTA: Geralmente utiliza-se none

QUANTIDADE DE COLUNAS: Geralmente utiliza-se 57, mas poderá ser alterada para ajustar o tamanho do cupom

MODELO DE IMPRESSAO: Define o tipo de impressão do cupom. Existem o modelo Mini, Mini Uma linha, Mini 2 linhas, Mini sem Det. e Mini sem Cliente.

TIPO DE IMPRESSAO: Automático e Manual. Em vendas Fiscais deverá sempre deixar como manual.

INFORMACAO COMPLEMENTAR: Informação que irá sair no cupom, o padrão é “Valor Aproximado dos Tributos: R$ [vTotTrib] ([pTotTrib]%) - Fonte IBPT”, onde sairá as informações de tributos com base na alíquota do NCM. No rodapé da tela tem o botão AJUDA onde podemos ver as Funções Disponíveis como na imagem a seguir.




 CONFIGURAÇÕES DE LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS 

 

 Esta configuração aplica se apenas a Leitor Serial, caso seja um leitor USB basta apenas conectar e irá funcionar normalmente desde que esteja devidamente configurado.

Na pasta C:\Saurus\Saurus PDV existe um software chamado Saurus_PDV.Dispositivos onde poderá realizar testes tanto do leitor, impressora e balança.


CONFIGURAÇÕES DE BALANÇA


Nesta parte realizamos as configurações para balança podendo ser a balança com etiqueta ou balança caixa.

Caso a balança gere a etiqueta deverá ser verificado o tamanho e se o cálculo será feito por VALOR TOTAL ou QUANTIDADE.

Na pasta C:\Saurus\Saurus PDV existe um software chamado Saurus_PDV.Dispositivos onde poderá realizar testes tanto do leitor, impressora e também da balança.


CONFIGURAÇÕES DE DISPLAY


Aqui podemos realizar a configuração dos seguintes equipamentos: Gertec Serial, Gertec Teclado, Keytec Teclado, Smak Teclado.

 

CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA


Aqui realizamos as configurações gerais do Sistema onde será configurado de acordo com a necessidade de cada cliente. As configurações são:

NUMERO DE SERIE DO CERTIFICADO DIGITAL: O número de série pode ser obtido nas opções da internet no navegador Internet Explorer, e deverá ser informada nos casos no qual o cliente irá trabalhar com a emissão de NFC-e.

VALOR MAXIMO DO ITEM: Define o valor máximo de produtos para evitar erros de digitação e emissão de valores exorbitantes no momento da Venda. O padrão é 999999.

QUANTIDADE MAXIMA PERMITIDA: Define a quantidade máxima permitida para vendas no caixa, o padrão é 9999.

ID DO CLIENTE PADRAO: Aqui definimos qual será o cliente padrão do sistema para vendas onde não é informado o Cliente, caso opte por mudar deverá ser informado o ID de cadastro corretamente.

FUSO HORARIO: Por padrão utiliza se (UTC-3) Horário de Brasília e no período de horário de verão é alterado para (UTC-2) Horário de Verão.

NUMERO DE REGISTROS POR PAGINA: O padrão é de 15 Registros por Página e no Saurus V4 poderá ser aumentado até 100 registros por pagina, no PDV Local esta configuração não se aplica.

CASAS DECIMAIS PARA VALORES: Geralmente utiliza se 2 casas, mas é permitido utilizar até 10 casas, em casos de clientes do Ramo de Posto de Gasolina utiliza-se 3 casas.

CASAS DECIMAIS PARA QUANTIDADE: Geralmente utiliza se 3 casas, mas é permitido utilizar até 4 casas, caso o produto seja vendido sem fracionar (número inteiro) basta apenas digitar o número. Ao realizar a venda não precisara digitar a virgula pois será adicionado automaticamente.

TIPO DE PROCURA POR CODIGO: Aqui temos a opção de Pesquisa EXATAMENTE onde ao digitar o código 1 por exemplo ele irá retornar apenas o produto com o código 1. Na opção QUE CONTENHA se informamos o mesmo código 1 ele irá retornar todos os produtos que tenha o número 1 em sua composição.

PESQUISAR PRODUTO TAMBEM PELO ID: Nesta opção caso o produto não tenha o código cadastrado ele irá realizar a pesquisa pelo ID. Ex: Ao pesquisar o código 22 ele irá realizar a busca e caso não encontre irá trazer na tela o produto com o ID 22.



NOTA FISCAL CONSUMIDOR – MODELO 65


ID DO CODIGO DE SEGURANCA DO CONTRIBUINTE: Aqui deverá ser informado o id do código de segurança que foi obtido no momento do credenciamento para emissão de NFC-e, por padrão será informado o 000001.

CODIGO DE SEGURANCA DO CONTRIBUINTE (CSC): Código gerado no momento do credenciamento para emissão de NFC-e.

TEMPO MINIMO DE CONTINGENCIA: Utilizado para quando não houver conexão com o servidor da SEFAZ ou o cliente esteja sem internet no local.

MODELO DE CONTINGENCIA: Aqui temos a opção para deixar como Automático, Nunca e Sempre. Recomendamos que seja configurado o Automático pois iremos verificar se o Estado permite contingencia ou não.

VERSAO DO LAYOUT: Versão atual do layout do xml da NFC-e. Atualmente utiliza-se 4.00

RESPONSAVEL TÉCNICO:  Aqui caso a UF estabeleça podera informar o CNPJ 11914993000123, o responsável pode ser a própria revenda e o fone também.



CONFIGURAÇÕES PDV


INFORMACAO ADICIONAL EM MOVIMENTACAO DE VALORES: Caso esta opção esteja habilitada será adicionado uma caixa de texto ao realizar movimentações como Sangria e Suprimento onde poderá colocar alguma observação.

QUANTIDADE DE VIAS DE IMPRESSAO DE VALORES: Por padrão ao realizar uma sangria será impresso uma única via mas caso necessário poderá imprimir até 5 copias de um mesmo lançamento.

TEMPO DE EXIBIÇÃO DO RESUMO DE PAGAMENTO: Ao selecionar as formas de pagamento para a venda será exibido o resumo da venda mostrando a quantidade de parcelas e as formas de pagamento utilizadas na venda. Por padrão o sistema aguarda que seja pressionado a tecla ENTER ou que se clique no botão “FINALIZAR VENDA”. Caso necessário poderá configurar até 10 segundos para mostrar a mensagem e em seguida irá confirmar automaticamente e finalizar a venda e realizar a impressão caso esteja com a impressão automática.

UTILIZAR TRANSPORTADORA: Utiliza se essa opção quando o cliente precisa selecionar quem irá transportar a mercadoria, muito utilizado por pizzarias e delivery. Caso esta opção esteja habilitada poderá ser pressionado a tecla “T” para poder selecionar a transportadora.

CODIGO UNICO DE TICKET: Utilizado geralmente em locais de grande movimentação onde será impresso o código no ticket de consumação (necessário habilitar). Por padrão será impresso o código XYZ e o cliente poderá mudar esse código diariamente para evitar fraudes.

RODAPE DE IMPRESSAO DO TICKET: Informação que sairá na impressão do ticket. Por padrão sairá a informação

 “*** Reclamações sobre Tickets apenas no momento da Compra”

UTILIZAR EDICAO DE PRODUTO GENERICO: Por padrão esta opção vem desabilitada, caso seja habilitada e no PDV seja informado o código genérico será aberto uma tela para digitar o nome do produto e preço fazendo assim com que não saia escrito produto genérico ou diversos no cupom.

CODIGO PRODUTO GENERICO: Código do produto utilizado para realizar vendas de produtos ainda não cadastrados no sistema. Por padrão o código 1 já vem como sendo o genérico podendo ser alterado conforme a necessidade do cliente.

DIAS DE BACKUP DE VENDAS LOCAIS: Dias para armazenamento máximo de backup. Por padrão ele vem com “0” dias podendo ser configurado como até 15 dias.

PREENCHER VALOR DE PRODUTO ZERADO: Por padrão está opção já vem ativada e recomenda se mantê-la desta forma para que caso o cliente possua produtos no qual o preço não tenha sido cadastrado previamente o PDV irá mostrar que será necessário informar o valor.

TEMPO MAXIMO DE SESSÃO (HORAS): Por padrão será informado “0”, caso o cliente não queira permitir que funcionários mantenha sessões abertas por um longo período poderá informar a quantidade de horas e será alertado que precisara fechar a sessão e iniciar uma nova.

COD PRODUTO COUVERT: Utilizado para informar a cobrança do couvert no momento da finalização da comanda, será necessário realizar o cadastro deste produto juntamente com um código que será configurado neste campo.

COD PRODUTO PERCENTUAL GARCOM: Cadastre um produto como taxa de serviço e deixe com o valor em 0 e informe um código para ele e assim que a comanda for importada esse produto assumira o valor de 10% sobre o total da comanda.

COD PRODUTO TAXA DE ENTREGA: Utilizado para cobrança de taxa de entrega, utilizado geralmente em pizzarias e restaurantes.

QTD. SESSOES SIMULTANEAS: Define quantas sessões ao mesmo tempo um usuário pode abrir. Utilizado para evitar que um mesmo usuário abra sessão em várias maquinas ao mesmo tempo.

QTD. MAXIMA DE BUSCA: Por padrão o sistema realiza a busca de no máximo 60 itens na tela do PDV para realizar a consulta rapidamente. Caso necessário poderá ser alterado para uma quantidade maior, mas não recomenda-se, pois, a pesquisa irá retornar uma quantidade maior de registros.

IMPRESSÃO DE RESUMO DE SESSÃO NO FECHAMENTO DO CAIXA: Aqui você ira selecionar se irá ou não imprimir o fechamento de caixa, as opções disponiveis são IMPRIMIR, NÃO IMPRIMIR e VERIFICAR PERMISSÃO.

LOCAL PARA COMPARTILHAMENTO DE FILA DE ESPERA: Esta opção deverá ser utilizado para que possa ser utilizado a impressão de senha no cupom.



SAT CFe – MODELO 59


MODALIDADE DE FRETE PADRAO: O padrão e SEM FRETE, mas poderá ser selecionado conforme a necessidade do cliente.

CNPJ DA SOFTWAREHOUSE: CNPJ da Saurus para emissão de cupom sat. Este campo não deve ser alterado.

ASSINATURA DO APLICATIVO COMERCIAL: A Assinatura é gerada ao clicar no botão na barra inferior “VINCULO AC-SAT”, onde será gerado a assinatura e já preenchida no campo. Copie esta assinatura para fazer a associação no Ativador do Fabricante ou no Saurus Manutenção.

CODIGO DE ATIVACAO DO APARELHO: O código por padrão vem como ophd0202, mas poderá ser trocado de acordo com o padrão de cada Revenda.

VERSAO DO LAYOUT: Versão atual do layout do xml do SAT CF-e. Atualmente utiliza-se 7.00

 


 

Configuraçao,configuraçao,configuracao,Configuracao,PDV,pdv,Pdv


Atualizado em 11/06/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.