Tutorial DRE Gerencial
Lembrando que para usar o DRE Gerencial você precisa ter o financeiro completo no seu contrato!!
Para acessar o DRE Gerencial você precisa acessar o módulo Financeiro --> DRE Gerencial
Abaixo está a tela principal dele.
Para podermos trabalhar com o DRE Gerencial vamos precisar vincular as categorias de lançamentos no DRE Gerencial.
As categorias de lançamentos fica no módulo --> Financeiro --> Categoria de lançamentos:
Aqui nas categorias de lançamentos nós temos um campo chamado TIPO DE DRE. E como vai funcionar esse campo?
Já por padrão da Saurus já temos alguns Tipo de DRE já pré-definidos que já vem cadastrado.
Aqui você tem a opção de utilizar as opções que já deixamos cadastrado, você pode alterar ou criar um novo de acordo com a sua necessidade.
Quando for lançado uma despesa ou receita dentro do financeiro com a categoria criada ou selecionada, será contabilizado dentro do relatório DRE Gerencial após o recebimento da venda, ou pagamento da despesa, pelo fato gerador selecionado se será regime de caixa, ou de competência. Lembrando que regime de caixa é considerado o pagamento/ recebimento já o regime competência é considerado a data de emissão, seja para receitas ou despesas.
No DRE Gerencial temos algumas funcionalidades como:
- Visualização
- Simplificado
- Consolidado
- Detalhado
- Regime de Apuração:
- Por Caixa (contabilizado pelo pagamento/recebimento)
- Por competência (contabilizado pela emissão)
- Ano:
- Aqui você pode definir o ano a ser visualizado.
Após ter selecionado as opções acima vamos emitir a DRE:
Aqui o nosso DRE Gerencial é gerado mês a mês, possibilitando o cliente controlar a DRE mensal, trimestral, semestral ou anual, possibilitando o cliente de controlar Lucro/Prejuízo em tempo real da sua empresa.
Agora vamos realizar a movimentação para que possamos ver como ela entrará na DRE:
Para isso realizaremos um pedido de venda normal:
No módulo saída --> pedido de venda e vamos lançar a venda. Após a venda lançada vamos faturar e passar por todo o processo até que a mesma seja entregue.
Adicionamos os produtos:
Faturamos para que a venda seja reconhecida no financeiro módulo despesas e receitas:
E por fim entregamos a venda:
Feito a venda, vamos reconhecer o recebimento desse pedido de venda no financeiro (lembrando que o DRE Gerencial ele é apenas para clientes que possuem o financeiro completo).
Para isso vamos até o módulo FINANCEIRO --> Despesas e Receitas.
Observe que aqui o pagamento ainda não foi efetuado e como sabemos disso?
Ao lado da venda possuí um Check que se encontra preto :
Nesse módulo vamos buscar o nosso pedido de venda que acabamos de realizar e vamos confirmar o recebimento do mesmo para que possa subir para o nosso DRE Gerencial.
Lembrando que nesse exemplo a nosso pedido de venda foi a vista, caso a sua venda seja feita a prazo, boleto para daqui alguns dias você tem a opção do filtro para localizar as vendas futuras.
MUITO IMPORTANTE: Para as movimentações de despesas e receitas aparecerem no relatório da DRE Gerencial, é OBRIGATÓRIO dar a baixa no financeiro como mostra a baixo:
Após ser realizado todo o processo da baixa da venda repare como aparece para que podemos identificar se foi pago/recebido :
Agora sim nossa movimentação está pronto para ser visualizada no DRE Gerencial. Vamos conferir!
Agora vamos analisar o nosso DRE Gerencial essa movimentação que acabamos de fazer.
Vamos então navegar pelo módulo Financeiro --> DRE Gerencial
Escolha a opção detalhada e Regime de operação Caixa, para que possamos verificar essa nossa operação que acabamos de realizar dentro do despesas e receitas.
Caso o cliente precise ver o resultado por movimentação, pode clicar em cima do valor da DRE, e ele abrirá uma página com todas as movimentações ocorridas naquela período referente aquela categoria selecionada.
Selecione as opções como fizemos abaixo:
A utilização do DRE Gerencial é bem simples e prática de ser utilizada. Basta definir qual o tipo de DRE a categoria do lançamento irá utilizar, e conforme é lançado/ realizado alguma movimentação, será contabilizado no módulo DRE Gerencial.
E pronto agora podemos controlar nossas despesas/ receitas e até provisionar impostos como IRPJ e CSLL para uma análise mais assertiva da nossa empresa.
A um ponto importante, temos duas opções de visualizar esse relatório: Regime de Competência e Regime de Caixa, como eles funcionam?
A visualização no regime de caixa, ele considera no DRE o pagamento/recebimento, que foi o caso que vimos acima. Já o regime de competência vai considerar a data do lançamento ou seja a data de inclusão do registro, vamos ver um exemplo:
Nos registros acima temos, pagamento no mês 08/2024 com o pagamento no mês 07/2024 - agora vamos ver no DRE os dois exemplos regime de caixa e competência:
Regime de caixa (considera o pagamento 07/2024)
Regime de Competência (considera o data que foi inserida no sistema 08/2024)